o que ver na semana

2024-09-12T124607Z_1_LYNXMPEK8B0I9_RTROPTP_3_USA-ECONOMY-JOBS.jpg

A próxima semana será marcada pela divulgação de dados econômicos relevantes no Brasil e nos Estados Unidos, mesmo mais curta pelo feriado de 1º de maio. Indicadores fiscais e do mercado de trabalho estarão no centro das atenções, refletindo tendências recentes e possíveis mudanças de cenário. As publicações poderão influenciar as expectativas em relação à política monetária e ao desempenho das economias.

No cenário doméstico, a agenda ficará concentrada na divulgação de indicadores fiscais e do mercado de trabalho. Na terça-feira, o Tesouro Nacional publicará o resultado primário do Governo Central. A expectativa é de um leve superávit, o que deve manter o saldo acumulado em 12 meses próximo de zero. O resultado primário mede a diferença entre receitas e despesas do governo, desconsiderando os pagamentos de juros da dívida.

Também na terça-feira, o Banco Central divulgará o Relatório de Estabilidade Financeira (REF), documento que avalia a resiliência do sistema financeiro nacional. A publicação será acompanhada por uma entrevista coletiva com a participação do presidente da autarquia e dos diretores responsáveis pelas áreas de fiscalização e política econômica. O objetivo do relatório é fornecer transparência sobre os riscos e a solidez do setor bancário.

Na quarta-feira, o foco se voltará para os dados do mercado de trabalho. Serão divulgadas a Nota de Crédito, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e os resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Após o número recorde de geração de empregos formais registrado em fevereiro, espera-se uma desaceleração significativa na criação líquida de postos com carteira assinada em março, segundo analistas do setor.

Nos Estados Unidos, a agenda também será intensa, com destaque para os dados do mercado de trabalho. O relatório JOLTS, que mede as ofertas de emprego no país, será acompanhado de perto por analistas em busca de sinais de possível mudança na dinâmica do mercado. O principal dado da semana, no entanto, será o Payroll, que reúne informações sobre a geração de empregos fora do setor agrícola, a taxa de desemprego e o crescimento dos salários.

Além dos dados de emprego, o mercado americano acompanhará a divulgação do Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. O indicador será observado sob a ótica dos efeitos iniciais das políticas da nova administração, sobretudo na área comercial. O desempenho da economia no período pode ajudar a antecipar o impacto de medidas já implementadas sobre a atividade econômica.

Continua depois da publicidade

Outro ponto de atenção será o índice PCE, principal medida de inflação acompanhada pelo Federal Reserve. A divulgação ocorrerá juntamente com os números do Employment Cost Index (ECI), que avalia o custo do trabalho no país e é considerado uma das principais referências salariais para a autoridade monetária. Ambos os indicadores serão analisados com o objetivo de calibrar as expectativas quanto à trajetória da taxa de juros nos Estados Unidos.

Segunda-feira – 28/04
Brasil
08:00 – FGV: Sondagem da Indústria
08:25 – BCB: Relatório Focus
08:30 – BCB: Nota à Imprensa – Setor Externo
15:00 – Secex: Balança comercial
(Horário não especificado) – Tesouro: Relatório Mensal da Dívida Pública

Terça-feira – 29/04
Brasil
08:00 – FGV: IGP-M
08:00 – FGV: Sondagem de Serviços
08:00 – FGV: Sondagem do Comércio
Tesouro: Resultado primário do Governo Central

Estados Unidos
09:30 – Balança comercial
11:00 – BLS: JOLTS – Estoque de vagas em aberto
11:00 – Confiança do Consumidor
China
22:45 – Índice PMI Composto

Quarta-feira – 30/04
Brasil
08:30 – BCB: Nota à Imprensa – Política Fiscal
08:30 – BCB: Nota à Imprensa – Política Monetária e Operações de Crédito
09:00 – IBGE: PNAD Contínua
10:15 – FGV: Indicador de Incerteza da Economia
14:30 – BCB: Fluxo Cambial
Caged: Geração de emprego formal
Alemanha
05:00 – PIB (1º tri) – Preliminar
09:00 – Índice de preços ao consumidor
Área do Euro
06:00 – PIB (1º tri) – Preliminar
Estados Unidos
09:15 – PIB (1º tri) – Preliminar
09:30 – Gastos pessoais (mar)
09:30 – Rendimento pessoal (mar)
09:30 – BEA: Deflator do PCE (mar)

Quinta-feira – 01/05
Estados Unidos
09:30 – Pedidos de auxílio-desemprego (semanal)
10:45 – S&P Global: Índice PMI da Indústria de Transformação (abr) – Final
Japão
– Banco Central: Decisão de política monetária

Sexta-feira – 02/05
Brasil
10:00 – S&P Global: Índice PMI da Indústria de Transformação (abr) – Final
Alemanha
04:55 – S&P Global: Índice PMI da Indústria de Transformação (abr) – Final
Área do Euro
05:00 – S&P Global: Índice PMI da Indústria de Transformação (abr) – Final
06:00 – Índice de preços ao consumidor (abr) – Preliminar
06:00 – Taxa de desemprego (mar)
Estados Unidos
09:30 – Relatório de Emprego – Criação de vagas (abr) — Previsão DEPEC: 130 mil

Mais lidas