Veja por quais corredores de ônibus a circulação de motos será permitida em Goiânia a partir de segunda-feira. A medida é uma tática da gestão de Sandro Mabel para aumentar fluidez no trânsito da capital. A liberação deve seguir regras rigorosas que asseguram a segurança nos corredores.
Faixas preferenciais de ônibus serão liberadas para motos. Os motociclistas de Goiânia poderão usar corredores exclusivos para ônibus a partir da próxima segunda-feira (4). A medida é uma tática da gestão de Sandro Mabel para tentar aumentar a fluidez no trânsito da capital. Os corredores que serão permitidos são Avenida T-63, Avenida T-7, Avenida T-9, Avenida 85, Avenida Universitária, Rua 10 e Avenida Assis Chateaubriand.
A liberação se iniciou na última quinta-feira (2) com um corredor piloto na Avenida Jamel Cecílio, logo após o novo prefeito tomar posse do cargo. Sandro Mabel informou que deve ser realizado um levantamento de dados dos acidentes em corredores de ônibus que aconteceram antes da medida e também durante a medida. Com a análise, será avaliado se a ação aumentou ou diminuiu os acidentes. Mabel afirmou aos motociclistas: “Tenham juízo. Vamos fazer com atenção a entrada e saída na faixa. Tem certeza de que vai ter muito menos acidentes do que eles andando no meio da rua, trançando no meio dos carros.”
A liberação deve seguir regras rigorosas que asseguram a segurança nos locais. Será proibido o embarque ou desembarque de passageiros por motociclistas nos corredores. A entrada das motos será permitida apenas em faixas seccionadas ou cruzamentos.
O instrutor do Sest/Senat, William Morais, alertou os motoristas de ônibus e os motociclistas sobre a diferença de tamanho dos veículos e os diversos pontos cegos ao dirigir um veículo de grande porte. Ele ressaltou que os motoristas de transporte coletivo devem redobrar a atenção para evitar acidentes. Além disso, os motociclistas precisam se atentar aos pontos cegos e evitá-los para prevenir acidentes de trânsito.
Em suma, a liberação dos corredores de ônibus para motos em Goiânia visa melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos na cidade. Com regras e cuidados específicos, espera-se que a medida proposta pela gestão de Sandro Mabel contribua para a segurança e organização do trânsito local, beneficiando tanto os motociclistas quanto os demais motoristas. Para mais informações sobre essa e outras notícias da região, acompanhe o DE Goiás.