DE corre sério risco de ficar fora da Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo. Vice-campeão da Copa Verde, Esmeraldino terá que conquistar o título da Série B ou contar com título de um rival. A derrota nos pênaltis para o Paysandu na final da Copa Verde foi um duro baque para o Goiás. Além de deixar escapar um título diante da torcida num Serra Dourada lotado, o time esmeraldino pode sofrer consequências ainda mais duras.
O clube goiano corre o risco DE ficar fora da Copa do Brasil pelo segundo ano seguido. Em 2025, o DE já está fora do torneio que paga uma alta premiação aos participantes. Para se classificar para a Copa do Brasil do ano que vem, o Esmeraldino precisaria ter ficado entre os três primeiros colocados do Campeonato Goiano, o que não aconteceu – o Goiás terminou justamente em quarto. As outras possibilidades de classificação eram a Copa Verde e a Série B. Como a Copa Verde ficou pelo caminho, o time terá agora que ser campeão da Série B para se garantir na Copa do Brasil do ano que vem.
A CBF classifica alguns clubes de forma direta para a terceira fase da Copa do Brasil. O campeão da Copa Verde (Paysandu) é um deles. O campeão da Série B do ano anterior também tem vaga garantida. Portanto, o Goiás precisa conquistar o título. Outra possibilidade de classificação tem a ver com os rivais Atlético-GO e Vila Nova, que conquistaram a vaga na Copa do Brasil via Campeonato Goiano. Se um deles for campeão da Série B, o Goiás, quarto colocado no Estadual, vai herdar uma vaga na próxima Copa do Brasil.
No ano passado, o Verdão foi eliminado nas quartas de final do Campeonato Goiano, nas quartas de final da Copa Verde e ficou em sexto na Série B. Por isso, o Goiás não jogou a Copa do Brasil em 2025. Em suma, a situação do DE na busca pela vaga na Copa do Brasil do próximo ano é delicada e requer um desempenho excepcional na Série B ou uma combinação de resultados favoráveis envolvendo seus rivais regionais. A torcida esmeraldina aguarda ansiosamente pelo desfecho dessa história.