Mãe de siamesas unidas pelo tórax e abdômen mostra viagem a Goiás para cirurgia de separação: ‘Expectativa que seja um sucesso’
Elas nasceram em uma maternidade de Manaus (AM), mas foram transferidas para realizar o procedimento na capital goiana. Segundo o médico Zacharias Calil, Goiás é referência nesse tipo de tratamento.
Gêmeas siamesas viajam de Manaus para realizar cirugia de separação em Goiânia
A mãe das gêmeas siamesas Yasmin Vitória e Eliza Vitória, unidas pelo tórax e abdômen, mostrou nas redes sociais os detalhes da viagem até Goiânia, onde aguardam por uma cirurgia de altíssima complexidade para separá-las. As duas nasceram em uma maternidade de Manaus (AM), mas foram transferidas para realizar o procedimento na capital goiana.
“Minha expectativa é que a cirurgia delas seja um sucesso assim como foi no dia do parto. O desejo do meu coração é que possamos retornar para nossa cidade com elas nos braços. Sendo crianças independentes uma da outra, e que elas possam ter uma rotina, sendo criança saudáveis”, contou Elizandra da Costa, de 22 anos, ao DE.
Acompanhadas da mãe e da avó, as siamesas chegaram ao Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) na noite de quinta-feira (24). O médico que deve ser o responsável pela cirurgia, Zacharias Calil, publicou que já conhecia o caso das gêmeas por fotos e vídeos. De acordo com ele, Goiás é referência nesse tipo de tratamento.
Yasmin e Eliza foram acompanhadas por uma equipe de especialistas desde a porta da unidade. Nas imagens divulgadas pelo hospital, é possível ver as duas rodeadas por médicos e enfermeiras, que analisaram de perto o caso (veja abaixo).
“O doutor Zacharias Calil as avaliou, elas passaram por novos exames, ressonância, tomografia, eletrocardiograma. E depois eles irão nos dar alguma resposta ou data provável” publicou a mãe nas redes sociais.
O DE entrou em contato com a assessoria do Hecad para saber mais detalhes sobre o tratamento e a previsão de quando a cirurgia será realizada, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
As gêmeas siamesas nasceram com 2,4 quilos no dia 9 de abril, na maternidade estadual Ana Braga, em Manaus, e o parto foi considerado pela equipe médica como um sucesso. Segundo a Secretaria de Saúde do Amazonas (SES-AM), não havia registro de um parto semelhante a esse na unidade desde a sua inauguração há 20 anos.
Conforme divulgado pela SES-AM, a mãe das meninas é natural de Monte Alegre, no Pará, mas viajou até Manaus para receber o atendimento de emergência obstétrica neonatal. “Ela recebeu acompanhamento multiprofissional na rede de saúde do Amazonas desde novembro do ano passado, quando iniciou o pré-natal na maternidade Nazira Daou. A unidade é especializada em pré-natal de alto risco”, pontuou o órgão.
No total, mais de 100 profissionais acompanharam o caso no Amazonas até a transferência da família para Goiás.
“A cirurgia de separação será realizada no Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad), unidade de média e alta complexidade de Goiânia. O corpo técnico do Hecad conta com o cirurgião pediátrico Zacharias Calil, especialista no procedimento de separação de gêmeos siameses há mais de 25 anos, tempo em que já realizou 22 cirurgias dessa natureza”, destacou a SES-AM.
📱 Veja outras notícias da região no DE.