Um relatório anual da fornecedora de dados de aviação OAG revela que sete das 10 rotas internacionais mais movimentadas do mundo neste ano conectam destinos dentro da ampla região da Ásia-Pacífico, sinal de um muito aguardado reaquecimento das viagens para a Ásia.
Outras duas rotas da lista conectam cidades no Oriente Médio. E uma nem sequer apresenta um centro de viagens de negócios, provando que o turismo de lazer continua a brilhar mais do que as viagens corporativas, quatro anos após a pandemia ter colocado tudo em pausa.
Para determinar as rotas de voos internacionais e domésticos mais movimentadas, a OAG analisou o volume de assentos de companhias aéreas programados de janeiro a dezembro de 2024. As rotas listadas refletem voos de ida e volta, em vez de um único sentido.
“Com a região da Ásia-Pacífico muito próxima de uma recuperação total, as rotas mais movimentadas estão concentradas nos conhecidos principais centros de Hong Kong, Seul Incheon e Cingapura”, disse John Grant, analista-chefe da OAG, em um comunicado.
A rota de Hong Kong a Taipei é mais uma vez a rota internacional mais movimentada do mundo — um título que ela não levava desde 2019. Neste ano, essa única viagem de duas horas representou um total de 6,8 milhões de assentos disponíveis.
Em segundo lugar está a rota do Cairo a Jidá, na Arábia Saudita, que teve um aumento de 62% em relação aos níveis de 2019. Em terceiro lugar está a rota de Seul a Tóquio Narita, que conta com 5,4 milhões de assentos programados, representando um aumento de 69% em relação aos números pré-pandemia, de acordo com o relatório. A rota de Dubai a Riad é a sexta mais movimentada.
Continua depois da publicidade
“Um dos desenvolvimentos mais interessantes é o crescimento nos mercados regionais do Oriente Médio, com ênfase particular na Arábia Saudita, onde o projeto Visão 2030 continua a impulsionar a demanda tanto por negócios quanto por lazer”, acrescentou Grant.
No entanto, não são os empresários voando entre centros corporativos como Riad e Dubai que estão impulsionando os maiores volumes de voos da região na segunda posição da OAG; são os viajantes que se deslocam entre Jidá e Cairo, uma rota que parece apontar principalmente para férias de lazer.
Fechando a lista está uma rota de longa data em alta: Nova York JFK a Londres Heathrow. É a única viagem transatlântica a figurar entre os 10 voos mais movimentados, com quatro milhões de assentos programados — um aumento de 5% em relação aos níveis de 2019 — e a única rota listada com pontos na Europa ou América do Norte.
Continua depois da publicidade
Leia mais:
China está construindo o maior aeroporto de ilha artificial do mundo; entenda
Aqui está como as 10 principais rotas se apresentaram neste ano. Considere isso um presságio de onde você é mais provável de se encontrar — seja para trabalho ou lazer — no próximo ano.
Top 10 das rotas de voos internacionais mais movimentadas de 2024
Continua depois da publicidade
- Aeroporto Internacional John F. Kennedy, Nova York (JFK) – Aeroporto Heathrow, Londres (LHR): 4,01 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, Bangkok (BKK) – Aeroporto Changi, Cingapura (SIN): 4,03 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Soekarno–Hatta, Jacarta (CGK) – Aeroporto Changi, Cingapura (SIN): 4,07 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Suvarnabhumi, Bangkok (BKK) – Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG): 4,2 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional de Dubai (DXB) – Aeroporto Internacional Rei Khalid, Riad (RUH): 4,3 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Incheon, Seul (ICN) – Aeroporto Internacional Kansai, Osaka (KIX): 4,98 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, Kuala Lumpur (KUL) – Aeroporto Changi, Cingapura (SIN): 5,38 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional Incheon, Seul (ICN) – Aeroporto Internacional Narita, Tóquio (NRT): 5,4 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional do Cairo (CAI) – Aeroporto Internacional King Abdulaziz, Jeddah (JED): 5,47 milhões de assentos
- Aeroporto Internacional de Hong Kong (HKG) – Aeroporto Internacional de Taoyuan, Taipei (TPE): 6,8 milhões de assentos
© 2024 Bloomberg L.P.