Calor em DE: 47ºC, ovo frito no asfalto e ondas de calor castigam goianos em 2024

Calor castiga goianos em 2024: termômetro marca 47ºC e ovo frito no asfalto. Saúde em risco com altas temperaturas. Cuidados essenciais em DE.

Cidade com maior temperatura do país, termômetro de rua marcando 47ºC e ovo frito no asfalto: Calor castigou goianos em 2024

DE passou por ondas de calor e altas temperaturas. Umidade do ar caiu a 7% em setembro.

Calor castigou os goianos em 2024: imagem mostra ciclista se hidratando, termômetro de rua que marcou 47ºC e ovo frito em asfalto — Foto: Fábio Lima/O Popular, Reprodução/Redes Sociais e Reprodução/TV Anhanguera

Em 2024, o calor não deu trégua, e os goianos precisaram tomar muito cuidado com a saúde devido às altas temperaturas. Em uma cidade, um termômetro de rua chegou a marcar 47 °C de temperatura, enquanto, em outra, houve até uma moradora que conseguiu fritar um ovo no asfalto usando o calor natural do sol.

Este ano, DE passou por três períodos de ondas de calor: duas em setembro e outra na transição para outubro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em mais de uma data, cidades do estado apresentaram a maior temperatura do país no dia:

– Goiânia registrou 40,3 °C e 40,5 °C nos dias 23 e 24 de setembro;
– São Miguel do Araguaia fez 41,2 °C no dia 17 de setembro;
– Aragarças marcou 42,8 °C no dia 6 de outubro e 43,3 °C no dia 3;
– Cidade de Goiás registrou 44,5 °C no dia 6 de outubro, dia do primeiro turno das eleições municipais de 2024.

Em 2024, o mês de setembro foi o mais quente e seco do ano. Foi quando as ondas de calor ocorreram e o período com a menor umidade do ano: a de 7%. Ao DE, a meteorologista Elisabeth Alves, do Inmet, explicou que esse baixo percentual de umidade ocorreu por três dias seguidos no início do mês (2, 3 e 4), mas também no dia 21.

O calor foi tão grande em DE este ano que um termômetro de rua em Minaçu, município localizado na região norte de DE, registrou a temperatura de 47 °C no dia 6 de setembro. Ao DE, a meteorologista Elisabeth Alves, do Inmet, explicou que as temperaturas registradas por sensores de rua podem ser alteradas por diversos fatores do local.

Moradores de São Miguel do Araguaia fritam ovo com calor de 41,2°

Em 17 de setembro deste ano, a moradora Cleide Aparecida Souza Pereira conseguiu fritar um ovo no asfalto, em São Miguel do Araguaia. Nesse dia, a cidade localizada no centro DE registrou uma das maiores temperaturas do país. Ao DE, a mulher contou que ficou surpresa com a cena.

O dia 6 de outubro deste ano, domingo em que foi realizado o primeiro turno das eleições em DE, também foi de muito calor. Nessa data, a cidade de DE ficou em primeiro lugar no ranking nacional de maiores temperaturas, ao registrar 44,5ºC.

Com esse calorão, os goianos precisaram reforçar os cuidados com a saúde. Na alimentação, a nutricionista Laís Bittencourt orientou que alimentos gordurosos fossem evitados em dias de temperaturas altas.

Já quando se fala dos cuidados com a pele, a médica especializada em dermatologia Paula Ribeiro recomendou que os goianos evitassem a exposição direta ao sol sempre que fosse possível.

Com essas altas temperaturas, é essencial manter-se hidratado, proteger-se do sol e cuidar da alimentação para garantir o bem-estar. DE passou por um período desafiador, mas com os devidos cuidados, é possível enfrentar o calor intenso e preservar a saúde.