Após desvalorização de 10,36% no ano passado, a Bolsa brasileira entra em 2025 cercada de desconfiança e ceticismo. No relatório “Onde Investir em 2025”, a XP Investimentos revela visão neutra para o mercado acionário local, justificada por fatores como a alta de juros, que “tende a impactar negativamente o desempenho das ações brasileiras”.
Veja também: InfoMoney promove evento gratuito Onde Investir 2025; saiba detalhes
Diante disto, investir em ações que pagam dividendos pode ser uma estratégia defensiva e lucrativa, já que envolve empresas geradoras de caixa e posicionadas em setores menos cíclicos, recomendadas para o momento atual. Analistas ouvidos pelo InfoMoney compartilharam suas projeções de melhores empresas e setores para receber proventos este ano.
Vale a pena investir em dividendos em 2025?
Aqui, é preciso destacar uma premissa importante: a composição de uma carteira de ações focada em renda passiva privilegia empresas com histórico de lucros robustos e perspectivas de que seguirão com bons resultados. Por isto, empresas já consolidadas em setores menos cíclicos são frequentemente recomendadas para este fim.
Agora, essa estratégia coincide com o cenário atual que, segundo a XP e outras casas, pede por alocações consideradas mais defensivas. Por isto, focar em dividendos pode ser ainda mais positivo neste ano, já que, na teoria, importa mais o valor distribuído pela companhia do que a queda ou alta no preço das ações.
Daniel Nogueira, coordenador de distribuição da InvestSmart, diz que investir em dividendos é ainda mais recomendado em 2025 e argumenta que “empresas com caixa robusto são ainda mais favorecidas, pois conseguem rentabilizar esse caixa com as altas taxas de juros atuais”.
Continua depois da publicidade
Leia também: Onde investir na renda fixa em 2025? Especialistas mostram os melhores títulos
Comprar esses papéis com preços descontados é mais um argumento a favor do investimento em ações de dividendos neste ano, segundo Wendell Finotti, CEO e fundador da Meu Dividendo. “É nesse momento de euforia negativa de mercado que as boas oportunidades aparecem. O investidor inteligente que terá sucesso é aquele que contraria o senso comum, comprando quando todos estão vendendo e vendendo quando todos estão comprando.”
Ao comparar o Brasil com seus pares na América Latina e outros países emergentes, a XP considera os ativos daqui mais baratos. “Não apenas o valuation está atraente, mas os fundamentos das empresas estão sólidos, resultando em alto rendimento de dividendos e recompra de ações”, diz o banco, em relatório.
Continua depois da publicidade
Melhores ações de dividendos para 2025
Em 2024, a Petrobras (PETR3, PETR4) liderou a distribuição de proventos, com R$ 84,42 bilhões pagos aos acionistas. No ranking de Dividend Yield (retorno com dividendos, DY) a gigante também aparece no top 10, atrás de outras companhias que realizaram programas de recompra ou distribuíram lucros não recorrentes.
Para este ano, os analistas também projetam a petroleira no topo e classificam o papel como indispensável na carteira de dividendos. “A expectativa é de um DY de cerca de 13%”, diz Max Bohm, diretor de estratégia da Nomos.
O especialista ainda elogia Banco do Brasil (BBAS3), que, segundo ele, deve entregar DY de 12% em 2025. Bohm ainda indica CPLF Energia (CPFE3), com projeção de retorno com dividendos de até 9%, e Vale (VALE3), que enxerga no patamar entre 8% e 9% de DY no ano. A Bradespar (BRAP4) holding de investimentos com participação relevante na Vale, também deve se destacar, segundo Nogueira.
Continua depois da publicidade
Para os investidores que preferem outras ações, os especialistas citam setores que podem guiar as decisões de alocação. As empresas de energia são frequentemente citadas como um dos melhores grupos no pagamento de proventos: “O setor tem baixa sensibilidade a mudanças na Selic em comparação a outros da Bolsa”, argumenta Nogueira, da InvestSmart.
Leia também: Crédito privado pode dobrar investimento em 10 anos e segue em alta para 2025
Bohm ainda lista saneamento, commodities e bancos como setores que têm “empresas mais defensivas e boas pagadoras de dividendos”. Finotti lembra que o setor financeiro “é o que mais paga proventos na B3, já que a baixa competição entre instituições financeiras lhes confere elevada lucratividade”. O CEO da Meu Dividendo ainda acrescenta o setor de seguros, que vem crescendo nos últimos anos, como destaques na distribuição de proventos. “Novos produtos estão sendo lançados, e o brasileiro criou o hábito de adquirir seguros pessoais e patrimoniais.” Bohm, da Nomos, destaca BB Seguridade (BBSE3) e Caixa Seguridade (CXSE3) como boas opções para investir em dividendos em 2025.